Estou em: Início / Palio 1.4 ELX - Beleza interior

sexta-feira, 15 junho, 2007 - 23:30

Palio 1.4 ELX - Beleza interior

Testamos o Palio 2008, que mantém atributos de equipamento e preço. Mas limitações de espaço e design são problemas

Das três reestilizações do Palio (em 2000, 2003 e 2007) esta parece ser a última. A Fiat prepara para um futuro não muito distante uma nova geração do compacto. Enquanto o isso o atual modelo, lançado já como modelo 2008, mantém sua honesta proposta, embora o renovado design seja constante alvo de críticas. Cotada por R$ 32.220 a versão 1.4 ELX foi testada pelo AutoDiário.

Realizada pela primeira vez no centro de estilo Fiat, a mudança visual do Palio 2008 foi mais extensa do que o habitual. A frente tem clara inspiração no hatch Grande Punto, a ser lançado no Brasil em agosto. Nas laterais o aspecto de robustez foi realçado pelos arcos de pára-lamas pronunciados e vincos acima das maçanetas, mas faltam os necessários frisos. A largura aumentou em 6mm e o comprimento em 20mm. Ponto mais polêmico a traseira lembra antigos modelos, como o Peugeot 106, e não remete às demais traseiras do Palio. Weekend e Siena passarão pelo bisturi no segundo semestre. Já a picape Strada fica para o próximo ano.

Referencial

Embora não tenha muitas mudanças o interior mantém o bom nível de acabamento. Comandos re-posicionados e nova instrumentação do painel poderiam estar associados a outros difusores de ar. Os atuais são baixos. Velocímetro central, conta-giros menor e indicador de combustível digital formam um quadro mais simples. Antigos comandos que ficavam no painel, como o de pisca-alerta e faróis de neblina, agora estão na coluna de direção.

Faróis de neblina, brake-light, ajuste de altura do volante, dentre outros, agora são equipamentos de série. Apoio de braço do banco do motorista, terceiro encosto no banco traseiro e ajuste de altura demonstram preocupação com conforto. Entre os opcionais air-bags laterais, retrovisor interno fotocrômico e acionamento automático dos faróis e limpadores de pára-brisa, quase que ausentes na categoria.

Como anda

Com torque disponível em baixas rotações o propulsor 1.4 tem desempenho razoável. No ciclo urbano rende bem, mas em ultrapassagens deixa a desejar. Não seria nada mal a volta do cabeçote 16 válvulas, presente no finado propulsor 1.3. Mas talvez a Fiat priorize uma pequena redução de consumo como forte argumento aos concorrentes 1.0 e 1.6.

[saiba mais]



Ficha Técnica
 
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368 cm3 de cilindrada, potência de 80cv (gas) e 81cv 5.500 rpm (álc), torque de 12,2 kgm (gas) e 12,4 kgm a 2.250 rpm (álc)

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio de cinco marchas
 
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
 
SUSPENSÃO

Dianteira MacPherson e traseira com rodas independentes, braços oscilantes

longitudinais, barra estabilizadora
 
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
 
RODAS/PNEUS

5,5 x 14 polegadas, 185/60 R 14

DIMENSÕES

3,84m de comprimento, 1,64m de largura, 1,44m de altura, 2,37m de entre-eixos

PESO/ CAPACIDADE
986kg, porta-malas de 290l, tanque de combustível para 48l

Equipamentos
 
DE SÉRIE

Alerta de velocidade e manutenção programada, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, barras de proteção laterais, brake-light, comando de abertura interna do porta-malas e tanque de combustível, computador de bordo, faróis de neblina, Fiat Code, Folow me home, limpador e lavador do vidro traseiro, acabamento externo na cor do veículo, My Car Fiat, relógio digital, volante com regulagem em altura.

OPCIONAIS

Air-bag para motorista e passageiro, ar-condicionado e vidros escurecidos, banco do motorista c/ regulagem em altura, desembaçador com ar quente, direção hidráulica, espelho retrovisor elétrico, faixa cromada na tampa traseira, fechamento automático das portas a 20 km/h, minissaias laterais, painel bicolor, rádio com RDS e CD player com MP3, rodas em liga-leve aro 14", travas elétricas, viva voz Bluetooth, volante em couro.

Desempenho

0 a 100km h em 12,3s (gas) e 12,2s (álc), velocidade máxima de 165 km/h (gas) e 166 km/h (álc)

Consumo

Cidade: 13,0 km/l (gas) e 9,2 km/l (álc), estrada: 17,0 km/l (gas) e 12,6 km/l (álc)

 

Bom
- Acabamento
- Equipamentos
- Valor de mercado
 
Ruim
- Desenho da traseira
- Espaço para pernas no banco traseiro

 

Concorrentes em faixa de preço:

Chevrolet Corsa 1.0 Maxx

Ford Fiesta 1.6 First

Peugeot 206 1.4 Sensation

Renault Clio 1.0 16v Expression

Volkswagen Fox 1.6 Plus


 

 

Texto e fotos: Bruno Freitas

Veja mais notícias da seção

" class="clear-block block block-image_pager">

Images